SABE

SABE

A existência no Concelho de Espinho de uma Biblioteca Municipal na Rede Nacional de Leitura Pública, à qual estão agregadas bibliotecas escolares, detentoras de software para produção de registos bibliográficos e produção de catálogo conjunto, impõe a necessidade de uma rede de Bibliotecas que tem como núcleo central a Biblioteca Municipal e um trabalho em rede que se pretende implementar para uma otimização dos recursos existentes. À Biblioteca Municipal caberá, desta forma, a responsabilidade de funcionamento da referida rede e a cooperação entre todos os elementos envolvidos através do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares).
Apesar da cooperação existente, este projeto pretende colmatar algumas lacunas já diagnosticadas e que se prendem com a interligação entre os intervenientes de algumas das bibliotecas, nomeadamente nas escolares, quer na uniformização de critérios, quer na racionalização de recursos técnicos existentes, quer ainda no empréstimo inter-bibliotecas.
A implementação de ações de formação e desenvolvimento das literacias faz, igualmente, parte de um dos objetivos a atingir.
A implementação da Rede de Bibliotecas de Espinho pretende assim otimizar a cooperação entre as mesmas, racionalizando custos, incentivando a troca de recursos e à  realização de iniciativas conjuntas a nível da:
  • informação;
  • dinamização sócio-cultural e animação e promoção da leitura;
  • uniformização de critérios em todos os procedimentos técnicos;
  • criação de um cartão único.
Objectivos gerais:
  • optimizar os recursos humanos e materiais das diferentes bibliotecas;
  • criar condições objetivas de autonomia e de desenvolvimento pessoal da comunidade espinhense, a nível da leitura e da informação;
  • reforçar o papel da biblioteca enquanto indutora de práticas de inovação e partilha.
Objectivos específicos:
  • Criação de catálogo comum;
  • Proceder ao empréstimo inter-bibliotecas através do Cartão Único;
  • Formar e motivar os intervenientes envolvidos neste projeto para a utilização dos diferentes módulos do programa de informatização documental;
  • Desenvolver ações conducentes à formação e ao desenvolvimento de competências do utilizador/leitor.
Este processo visa a simplificação, a desburocratização e o acesso mais fácil à informação por parte dos utilizadores de todas as bibliotecas, para além de um maior e mais rápido acesso à informação tratada, quer a digital, quer a impressa. Aumento do número de utilizadores e leitores. Economizar custos e rentabilizar os recursos existentes.
A Rede de Bibliotecas de Espinho, tem por finalidade apoiar, incentivar e desenvolver as bibliotecas, aumentar a eficácia no apoio ao leitor, aumentar a oferta dos fundos, deve ser um centro de recursos das várias áreas temáticas de modo a aumentar o leque de oferta ao seus utilizadores.

O SABE - Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, reúne-se habitualmente uma vez por mês durante o ano letivo, para discutir, planear e executar as atividades a realizar durante esse mesmo ano, bem como para formações, instruções técnicas a implementar na Rede de Bibliotecas de Espinho.

Calendário de reuniões para o ano letivo de 2023-2024.

09 de outubro de 2023
13 de novembro de 2023
11 de dezembro de 2023
15 de janeiro de 2024
19 de fevereiro de 2024
11 de março de 2024
08 de abril de 2024
13 de maio de 2024
03 de junho de 2024
08 de julho de 2024