“Mergulha” na leitura – Biblioteca de praia

08 Jul - 17 Set 2022 00:00
Espinho conta, desde o dia 8 de julho de 2022, com duas mini bibliotecas de verão, na zona das praias em frente à piscina e 37. Esta iniciativa permite que qualquer pessoa possa escolher a sua leitura de praia sem qualquer tipo de inscrição. 

O Município de Espinho, que dinamiza a iniciativa através da sua Biblioteca Municipal, pretende, utilizando duas estruturas reaproveitadas (armário refrigerado), oferecidas pela empresa "Restifrio”, situada em Anta, promover um projeto educativo e cultural, de conceito simples, mas diferenciador.  

De forma democrática, descentralizada e gratuita, a leitura fica acessível a toda a população e veraneantes. "Leva, "Mergulha” e Devolve” é o mote subjacente a este projeto, de livre acesso, sem a presença de funcionários, nem prazos de devolução, porque o sistema é assente na confiança e na cidadania.   

Nestas Mini Bibliotecas, os leitores poderão encontrar livros de diversos géneros, selecionados das doações que não foram integradas na coleção da Biblioteca Municipal, maioritariamente de ficção, dirigidos a adultos, crianças e jovens, em língua portuguesa e estrangeira. O objetivo é promover a leitura de forma gratuita e espontânea, aumentar os índices de literacia, estreitar os laços comunitários e exercitar a cidadania, apelando à comunidade que respeitem estes espaços para os fins a que se destinam.