"AQUI, 'AQUI" - TRASHPO
Cultura

"AQUI, 'AQUI" - TRASHPO

Visite na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva a exposição "AQUI, 'AQUI" - TRASHPO - Arte Correio de crianças e para crianças, que estará patente de 31 de março a 31 de maio de 2021.

PROTEGER A VIDA MARINHA | objetivo 14 dos ODS [ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ]
Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
As bibliotecas apoiam este objetivo através de:
Um sistema sustentável de intercâmbio e circulação de materiais que reduza a criação de resíduos;
Registos históricos sobre mudanças costeiras e utilização da terra;
Pesquisa e produção de dados necessários para elaboração de políticas sobre alterações climáticas;
Acesso facilitado a informações necessárias para orientar os decisores dos governos locais ou nacionais sobre temas como: caça, pesca, uso da terra e gestão da água.

TRASHPO

TrashPo [Trash Poetry ] é lixo poético. Lixo encontrado, reciclado, muitas vezes embalagens de alimentos descartadas. Possui diversas derivações como por exemplo o "cerealismo" que designa obras criadas com embalagens de cereais. Na sua essência, o lixo é o médio utilizado tal como a tinta ou a argila o são noutros géneros artísticos. TrashPo pretende então ser uma forma de arte que acaba por reaproveitar o lixo ou objetos encontrados como materiais para a criação de uma obra de arte. É uma ótima maneira de reutilizar todo o lixo em que nosso planeta está enterrado! ... é dito.
Tudo e qualquer coisa vale na arte_correio.

Esta exposição reúne trabalhos de alunos de algumas escolas do concelho de Espinho.

sobre
"AQUI, 'AQUI" é uma plataforma online para promoção e arquivo de eventos passados e futuros de arte_correio [ mail_art ] & arte_por_correio [ art_by_mail ] que ocorreram ou irão ocorrer em Portugal produzidos e co-produzidos por YZONK.com.
Partilhando o mesmo nome, "AQUI, 'AQUI" é também a mais recente mostra internacional permanente e rotativa de arte_correio e arte_por_correio curada pelo artista Monsenhor enVide neFelibata da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora. Esta Mostra é renovada ao dia 31 de cada mês e conta com obras realizadas por crianças e para crianças.
Na cidade de Espinho, este projeto é o resultado de uma parceria do artista enVide neFelibata com o Município e que consta de exposições internacionais regulares de arte_correio [ mail_art ] que decorrem no Museu Municipal de Espinho e na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, bem como de um ciclo de oficinas para turmas e famílias ao longo de todo o ano.
O objetivo deste projeto é promover e elucidar o público sobre esta forma de arte através de uma forte vertente pedagógica.
Este é um projeto dirigido a jovens criativos até aos 12 anos de idade, todavia de tempos em tempos os adultos submetem-nos obras que por vezes consideramos destacar se entendermos que foram criados pelas suas crianças interiores ou em colaboração póstuma.
A rotatividade das obras permite a revisitação e à criação de renovadas coleções confrontando artistas e épocas. Este acervo é também mantido atualizado em formato digital no website www.aquiaqui.yzonk.com e pretende vir a ser um objeto de estudo da evolução de novas linguagens plásticas destes autores, e eventuais futuras carreiras artísticas, dentro do género que é a arte_correio e a arte_por_correio.

Ficha artística

DIREÇÃO ARTÍSTICA E CURADORIA | Monsenhor enVide neFelibata
PRODUÇÃO | YZONK.com
CO-PRODUÇÃO | Teatro e Marionetas de Mandrágora & Escola da Marioneta
SERVIÇO EDUCATIVO | Serviço Educativo da Divisão de Cultura e Museologia da CME
APOIO À PRODUÇÃO | Clara Ribeiro & Filipa Mesquita
APOIO | Município de Espinho & Biblioteca Municipal José Marmelo Silva
APOIO FINANCEIRO | Direção-Geral das Artes & Ministério da Cultura da República Portuguesa
AGRADECIMENTOS | Armando Bouçon, Andrea Magalhães, Bella VF Gagarin, Rita Betânia, Sandra Vieira