História

Apesar de em 1970 ter sido criada uma biblioteca com cerca de 4.000 livros, dinamizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, no edifício do antigo "O Nosso Café”, e anteriormente a Câmara já ter tido uma biblioteca nos Paços do Concelho, só em 15 de novembro de 1986 é que o Município de Espinho instalou uma Biblioteca Municipal num dos edifícios do antigo Colégio de N.ª S.ª da Conceição, que entretanto tinha sido adquirido.

Neste edifício, foram criadas, à época, as condições necessárias para o empréstimo domiciliário e a promoção da leitura. Foram organizados espaços de leitura para as diferentes faixas etárias, houve a aquisição de uma grande diversidade documental, com a atualização de ferramentas de trabalho, introdução de equipamento informático, melhorando assim todo o serviço, incluindo o empréstimo domiciliário e a pesquisa documental.

Em 15 de outubro de 2004, a Biblioteca Municipal de Espinho transferiu-se para o Salão Nobre da Piscina Solário Atlântico, e em março de 2005 foi inaugurada a sua secção infanto-juvenil.

Com um espaço mais amplo e próximo do centro da cidade e das áreas nobres de lazer, a B.M.E. conseguiu proporcionar melhores condições aos seus utilizadores. Foram vários os escritores que passaram por este espaço da "Bibliopiscina” e que deram vida a momentos culturais gratificantes.

Em 2006 foi criada a Rede de Bibliotecas de Espinho (RBE), constituída pela Biblioteca Municipal, existindo uma extensão da mesma através da carrinha Itinerante, e por Bibliotecas Escolares que integram as diferentes escolas do concelho. Assim, e por forma a articular, promover e dinamizar a RBE, foi criado o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do concelho de Espinho (SABE).

Com o aumento do número de utilizadores e perante a dificuldade em aceder à sala de leitura por parte de pessoas com mobilidade reduzida, o Município de Espinho, através de um contrato-programa com a DGLAB, construiu um edifício de raiz projectado pelo arquitecto Rui Lacerda onde veio a instalar a nova Biblioteca Municipal.

Integrado na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, a Biblioteca Municipal transferiu-se para este novo edifício, situado em pleno Parque João de Deus, e abriu ao público em 7 de maio de 2011. Em homenagem ao escritor e professor José Marmelo e Silva, e no dia do centenário do seu nascimento, a Biblioteca Municipal de Espinho tomou a designação de Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.

Este novo espaço tem promovido e acolhido uma grande diversidade de iniciativas culturais que pretendem chegar a todos os públicos de diferentes faixas etárias.

Focada igualmente na prestação de um serviço de excelência ao nível do atendimento e da recuperação e disseminação da informação, está a trabalhar para a elaboração de um catálogo que espelhe as suas colecções através de um tratamento técnico uniformizado da informação.

Desde 2014 encontra-se reconhecida e integrada na Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, atual Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO.