Patrono

Patrono

José Antunes Marmelo e Silva nasceu a 7 de Maio de 1911 em Paul, Beira Baixa.

Estudou no Seminário do Fundão e em escolas secundárias da Covilhã e de Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra, mas devido à publicação da obra "Sedução”, foi obrigado em 1940 a concluir a licenciatura em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde apresentou uma tese sobre Virgílio – "Um sonho de paz bimilenário: a poesia épica de Virgílio”.

Colaborou no semanário lisboeta "O Diabo”, com o pseudónimo Eduardo Moreno, e na "Revista Presença”, de Coimbra, cidade em que conviveu com o grupo neo-realista.

Prestou serviço militar em Mafra e na Madeira. Fixou residência em Espinho, e como professor lecionou na antiga Escola Industrial e Comercial de Espinho, atual Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida.

Em 1987 foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Espinho e em 1988 com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito, pelo então Presidente da República, Mário Soares. Morreu em 11 de outubro de 1991. Para além de "Sedução”, escreveu "O Homem que Abjurou a Sociedade – Crónicas do Amor e do Tempo”, "O Sonho e a Aventura”, "Adolescente Agrilhoado”, "O Ser e o Ter”, "Anquilose”, "Desnudez Uivante” e "O Cabo Elísio”.

O Município de Espinho, aquando da inauguração do novo edifício da Biblioteca Municipal, com o objetivo de perpetuar, dignificar e difundir a obra do escritor e professor José Marmelo e Silva, atribuiu o seu nome a esta Biblioteca.

Nesse sentido, e tendo em conta o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, no qual se afirma que algumas das missões-chave das Bibliotecas Públicas passam por "... promover o conhecimento sobre a herança cultural;... assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local; proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;...” , várias ações têm vindo a ser desenvolvidas, tanto pelos serviços da biblioteca como pelos herdeiros do escritor José Marmelo e Silva.

A mais recente doação, efetuada pelos filhos de José Marmelo e Silva, consta de uma coleção com a sua bibliografia ativa e passiva, documentos manuscritos, objetos pessoais, obras de arte, e peças de mobiliário.

Nesta sequência, foi criado um espaço museológico na Biblioteca Municipal designado de "Sala-Museu José Marmelo e Silva”, que tem como finalidade acondicionar, conservar, preservar e difundir todo o espólio. Com o intuito de organizar a coleção do escritor, procedeu-se ao seu tratamento documental, permitindo caracterizá-la mais facilmente e atribuindo-lhe um número sequencial. Esta coleção, de certo modo, evidencia a teia de "relações” efetivadas por José Marmelo e Silva com outros escritores e, por outro lado, através da sua bibliografia passiva, conseguem-se perceber os estudos perpetrados ao longo dos tempos em relação à sua obra.

Não obstante todo o trabalho já mencionado, a Sala-Museu é alvo de visitas guiadas, devidamente acompanhadas por um técnico que difunde os conhecimentos que possui sobre o patrono da Biblioteca.