Apresentação do livro "Maria Archer e a partilha do sensível"
Cultura

Apresentação do livro "Maria Archer e a partilha do sensível"

A Biblioteca Municipal acolheu na passada segunda feira (9 maio), a apresentação do livro "Maria Archer e a partilha do sensível" com a presença das autoras Elisabeth Battista e Maria Manuela Aguiar.

Esta iniciativa foi organizada pela Associação Mulher Migrante, também representada por Graça Guedes, que faz questão de perpetuar a vida e obra de Maria Archer, numa altura em que se assinala o 40º aniversário da sua morte.

"Há uma intensa movimentação nos centros envolvidos com a dinamização da Cultura, da Literatura, da Ciência e das Artes em torno da homenagem ao 40º aniversário da morte da autora e jornalista portuguesa Maria Archer (1899-1982). O Círculo de Culturas Lusófonas Maria Archer, se institui como espaço para a dinamização das culturas, literaturas e da produção de conhecimentos dos países que se comunicam através da língua Portuguesa promovendo as bases para um ambiente fecundo na valorização da vivência democrática, aproximação entre povos, de comunicação inter, trans, pluri e multicultural, muito em particular os do universo da lusofonia e suas diásporas. O Lançamento do referido Círculo deu-se em 11 de outubro de 2019, na sessão de lançamento do livro "Sem o direito de voltar a casa" Maria Archer - uma jornalista portuguesa no exílio", de Elisabeth Battista, na Casa da Beira Alta, na cidade do Porto. Desde o seu lançamento, o círculo, em parceria com a Associação Mulher Migrante, deu início a um roteiro de reflexões, debates e uma série de jornadas e colóquios, que nesta coletânea temos a satisfação de disponibilizar no apêndice desta publicação. [...]