Álvaro Pereira "Espinho - Monografia"

Álvaro Pereira "Espinho - Monografia"

Na rubrica mensal, Autores espinhenses, pretendemos dar a conhecer autores que nasceram, viveram ou ainda vivem em Espinho e que contribuíram para o desenvolvimento literário e cultural do concelho. Este mês destacamos o livro "Espinho - Monografia”, de Álvaro Pereira, publicada em 1970, numa edição do autor. 
Álvaro Pereira, natural de Espinho (5-11-1907 / 14-01-1989), foi um incondicional amigo da sua terra. Era neto do comerciante Manuel António Pereira, um dos obreiros da criação da freguesia de Espinho. 
Algumas considerações sobre a obra "Espinho - Monografia”. 
Começamos pelo autor do texto de abertura da Monografia, Roberto Vaz de Oliveira, que refere que Álvaro Pereira "(…) construiu, com paciência beneditina, utilizando materiais que recolheu, persistentes e criteriosamente, peça a peça, para a doar à sua terra natal, (...)”. 
Aludiu, ainda que "Ler este livro é ouvir a voz do passado, com as suas ruínas e edificações (…)” sendo necessário "(..) que todos, sem descurar o dia a dia, se lembrem mais do passado tão desconhecido de tantos e dando-lhe melhor agasalho nas suas inteligências e nos corações”.  
No artigo publicado no "Jornal Defesa de Espinho”, de 19-09-1970, transcrito do jornal "Correio da Feira”, e intitulado "Espinho - Monografia de Álvaro Pereira”, por João Correia de Sá, pode ler-se a seguinte nota: (…) "É de agradável leitura este minucioso repositório de notícias, datas, nomes e fotografias, tudo do maior interesse para nos recordar tempos passados, desconhecidos para uns e vagamente recordados por outros”. 
A síntese que o autor faz neste artigo, acerca dos temas apresentados na Monografia, sedimentam-se desde as origens de Espinho, os avanços do mar e os prejuízos causados por este, o surgimento do caminho de ferro da linha do Norte, inicialmente com um apeadeiro e mais tarde com a ligação da linha do Vale do Vouga até Viseu. A ligação que Espinho teve à Feira, nomeadamente até 1899. Estes e muitos outros assuntos estão plasmados numa obra de referência, para estudiosos e curiosos que querem saber sobre um passado ainda bastante recente, que procurou desenhar o presente e esboçar o futuro. 
Em 19 de janeiro de 1989, o periódico "Maré Viva”, após cinco dias da morte de Álvaro Pereira, publicou um artigo de Carlos Morais Gaio, referindo o seguinte: "(…) A Monografia de Espinho, dentro das suas características e dos condicionalismos em que foi produzido, é um repositório privilegiado que impede o desaparecimento dos factos e que traz à luz laços capazes de unirem habitantes de muitas origens, mas com uma só "cidade-pátria (…)”. 
O reconhecimento deste autor não ficou somente ligado à monografia, que se apresenta como uma obra de referência, atualmente citada em vários trabalhos académicos. Outra fonte de informação, foi a Imprensa Local, na qual Álvaro Pereira publicou vários artigos divulgando as suas memórias sobre Espinho.

Recordamos, aqui, alguns dos seus textos publicados no  Semanário Regional - Nacional "Defesa de Espinho” de 1951.
Para consulta dos jornais locais digitalizados, poderá aceder AQUI 
Consulte a bibliografia do autor, existente no CATÁLOGO online da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva e requisite para empréstimo domiciliário.

 

Bibliografia 

PEREIRA, Álvaro - Espinho: monografia. Espinho: A.P., 1970 (Santa Maria de Lamas: Rios e Irmão). 349, [2] p. 

QUINTA, João - Espinho. [S.l.] : J.Q., 1999 (Espinho: Engrenagem). 264 p. ISBN 972-98134-0-X 

- "Espinho - monografia de Álvaro Pereira por João Corrêa de Sá”. Defesa de Espinho. (19 set. 1970) 

- "Álvaro Pereira e a memória de Espinho”. Maré Viva. (19 jan. 1989)