José Marmelo e Silva "Sedução"

Com a apresentação do novo site da Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva levamos até si uma rubrica mensal dedicada a autores que nasceram, viveram ou ainda vivem em Espinho. Pretendemos, com este trabalho, dar a conhecer as obras mais importantes de várias personalidades que marcaram a vida literária e cultural do nosso concelho. E nada melhor que dedicar este primeiro apontamento a um livro do patrono da Biblioteca Municipal, o escritor José Marmelo e Silva.

A obra escolhida é "Sedução", cuja primeira edição foi publicada em 1937 pela Livraria Portugália, de Coimbra.

O professor Arnaldo Saraiva, na fotobiografia de José Marmelo e Silva, fala-nos "do sucesso de Sedução, devido por um lado à sua modernidade ou desenvoltura estilística, e, por outro, à sua subtileza psicológica ou psicanalítica e à sua ousadia na exploração do tema do lesbianismo (…)". Para José Saramago, "Sedução" é um livro de combate, um livro indisciplinador. Gaspar Simões, refere-se ao autor deste livro como "um homem nascido para escrever". Adolfo Casais Monteiro falou "numa novela com qualidades nada vulgares na nossa literatura". Já Irene Lisboa, destacou "um trabalho literário sem muito definidos precedentes, audacioso, simples, enérgico e irregular", que fez de José Marmelo e Silva um escritor de renome.

Para aceder a mais informação sobre José Marmelo e Silva.